esperança

Detrás dos Sorrisos das Pessoas no Domingo Há Um Mundo de Dor

A maioria das pessoas senta-se na igreja com sorrisos em suas faces.

Alguns destes sorrisos de “domingo” escondem dolorosas batalhas. Depressão. Excesso de trabalho. Ira. Torpor emocional. Relacionamento doentio ou adultério. Dependência de álcool, drogas ou de aprovação das pessoas. De desordem na alimentação a vício sexual, há pessoas em sua igreja que estão lutando com problemas controladores da vida. Eles não experimentam liberdade e uma vida completa em Cristo. Pelo contrário, eles encontram-se aprisionados. Alguns querem ajuda. Outros não Para aqueles que querem ajuda, mas têm medo de pedir, onde eles podem ir?

Aqui estão respostas a algumas questões que você pode ter sobre o Ministério Viva Livre.

O Que É o Viva Livre?

O Viva Livre é um ministério Cristão sem fins lucrativos com a missão de ajudar sua igreja a alcançar pessoas que estejam encarando problemas controladores da vida, mágoas e os desafios diários da vida que podem tornar-se esmagadores. Esse programa único utiliza liderança, pequenos grupos, estudos bíblicos em uma ampla variedade de tópicos. Os estudos bíblicos são especialmente desenvolvidos para ajudar membros do grupo a honestamente lidar com problemas da vida real.

Viva Livre não é um programa Cristão de 12 passos. Não é psicológico popular. Nem pode substituir o trabalho de um conselheiro treinado quando necessário. Antes, ele mostra o quanto sua igreja ou ministério podem trazer juntos a Palavra de Deus, o Espírito de Deus e o Povo de Deus para ajudar os outros a libertar-se e permanecer livres de problemas controladores da vida.

Que Benefícios o Viva Livre Oferece a Minha Igreja?

Nós vivemos em uma sociedade cheia de pessoas que escolhem um estilo de vida auto destrutivo. Nossas comunidades e nossas igrejas estão cheias de pessoas emocionalmente feridas buscando respostas. Muitas vezes a igreja não é sentida como um lugar seguro para pessoas que precisam falar sobre suas lutas e encontrar esperança. Iniciar este ministério em sua igreja pode oferecer oportunidades para as pessoas vencerem suas lutas em um pequeno grupo centrado em Cristo.

Uma Palavra aos Ministérios para Deficientes

O Viva Livre funciona efetivamente em ministérios para deficientes também. Programas para juventude, organizações de longo alcance e agencias missionárias tem estabelecido o ministério Viva Livre para alcançar as pessoas que servem. Embora neste treinamento tenhamos nos referido a igreja local, o conteúdo do Viva Livre e a metodologias de pequenos grupos são aplicáveis também a outros ministérios cristãos.

Como um Ministério Viva Livre Funcionaria em Minha Igreja?

VOCÊ PODE INICIAR UM MINISTÉRIO VIVA LIVRE EM SUA IGREJA DANDO QUATRO PASSOS SIMPLES:

1. Ofereça o treinamento Viva Livre às pessoas interessadas em sua congregação. Os segmentos desta série de VÍDEOS fornecem valiosas informações as pessoas que querem aprender mais sobre prevenir e vencer os problemas controladores da vida. Eles são especialmente úteis em trazer a tona e treinar potenciais facilitadores de grupos Viva Livre.

2. Formar uma Equipe Central. Após o treinamento, facilitadores e outros líderes interessados irão trabalhar como uma equipe (nós chamamos isto de Equipe Central) para desenvolver pequenos grupos que irão direcionar problemas controladores da vida. O segmento 8 deste treinamento conduz você através do conceito Equipe Central e os passos para implementar um ministério Viva Livre em sua Igreja.

3. Tenha uma Equipe Central participante em um Grupo de Insight. Depois de completar o Grupo de Insight, os facilitadores convidarão outros para participar do Grupo de Insight e grupos subsequentes.

 

4. Estabeleça grupos que encontre as pessoas com seus pontos de necessidade. O Grupo de Insight deve ser o primeiro grupo oferecido. Como mencionado anteriormente, seu coordenador de treinamento tem um catalogo corrente listando nosso currículo. Com uma Equipe Central estabelecida com pequenos grupos funcionando, Viva Livre tornar-se-á um ministério ativo em sua igreja para encontrar as necessidades especificas de sua congregação e comunidade.

 

Sua igreja pode decidir utilizar seu próprio currículo de pequeno grupo depois dos Vídeos de treinamento Viva Livre. Nós gostaríamos de encorajá-lo novamente a ir por meio do Grupo de Insight primeiro. Este fornece um excelente grau de treinamento a potenciais facilitadores de pequenos grupos. Neste grupo, novos facilitadores podem conhecer e colocar em prática conceitos e habilidades aprendidas no treinamento.

 

Se você tiver qualquer questão sobre este treinamento ou sobre O Viva Livre ou Ministério Ponto de Virada, por favor, entre em contato conosco – geral@desafiojovemdobrasil.com.br